Expressão Artística começa a ser estimulada aos 4 anos na ABA

Desenvolvimento da Expressão Artística começa a ser estimulado aos 4 anos de idade na ABA

Núcleo Infantil da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz trabalha a criatividade, educação e convivência com os pequenos moradores da Comunidade Santa Rita, em São Paulo

A infância é a fase primordial para desenvolver potencialidades intrínsecas ao ser humano. Por isso, as crianças da Comunidade Santa Rita, na zona Leste de São Paulo, vêm sendo estimuladas desde os quatro anos de idade a conhecer mais sobre artes visuais, música e ballet clássicos por meio das atividades da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA).

Em todas as atividades, as crianças aprendem conceitos de observação, experimentação e reflexão. O objetivo é apresentar formas variadas de expressão, ampliando o repertório cultural.

O espaço também estimula as relações sociais e promove a interação entre outras crianças e adultos, colocando-os em situações incomuns desde cedo. “Se o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na educação infantil esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, as crianças se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das de casa, são estimulados a participar de atividades diferentes e em grupos inicialmente estranhos. Essa pluralidade gera um ganho enorme de cultura e aprendizagem social”, explica Rose de Oliveira, diretora da ABA.

O Núcleo Infantil também trabalha com os conceitos do Programa de Desenvolvimento Socioemocional da ABA. “A criança passa a exercitar o sentir, o pensar, o falar, o debater e o ouvir. Assim, ela é capaz de entender suas emoções mais genuínas”, diz Rose.

As atividades do Núcleo Infantil da ABA acontecem no período da manhã, das 8h30 às 12h30, e da tarde, das 13h30 às 17h30, em horário alternativo ao escolar. As inscrições de novas crianças para a associação devem ser feitas pelos pais ou responsáveis diretamente na ABA. Todas as crianças participantes devem ser moradoras da comunidade ou em um raio de 2km de Santa Rita e estarem frequentando a escola regularmente.

Se você gostou desse projeto, compartilhe.