Desenvolvimento de habilidades e competências por meio da arte e educação

Crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita aprendem a desenvolver habilidades e competências por meio da arte e educação

Atividades aplicadas na Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz trabalham as potencialidades desta faixa etária

As crianças e adolescentes de 7 a 12 anos da Comunidade Santa Rita, na zona Leste de São Paulo, estão desenvolvendo habilidades sociais e educacionais por meio da arte, dança, esportes e tecnologia. Isso acontece nas atividades do Núcleo de Convivência Vida Nova, da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz.

O Núcleo tornou-se um espaço de convívio e desenvolvimento de habilidades que poderão auxiliar as potencialidades dessa faixa etária. Mais de 840 crianças e adolescentes já passaram pelas atividades que são realizadas pela manhã e à tarde, em período alternado ao escolar.

Desde 1999, eles recebem atendimento contínuo e permanente para ampliar o repertório educacional e valorizar o desenvolvimento criativo de cada um. São aulas de artes visuais, ballet, esportes e informática que abordam, além da aprendizagem técnica, conceitos que dizem respeito ao cotidiano das crianças e dos adolescentes.

No ballet, por exemplo, eles desenvolvem a expressão corporal, no esporte, aprendem a trabalhar em grupo, respeitar ao próximo e conhecer seus próprios limites. Na informática, busca-se por meio do diálogo constante, desenvolver a lógica, elemento fundamental para aprender novas tecnologias.

A participação das crianças, porém, é condicionada à frequência escolar. “Ao utilizarmos as diferentes linguagens e os diversos contextos, estimulamos e apoiamos a melhoria da aprendizagem escolar, associando-as às aprendizagens socioeducativas. Conciliamos a garantia e o valor de duas frentes: a permanência e sucesso na escola e a ampliação do universo relacional e cultural. Assim como a capacidade de ouvir e de se expressar”, explica Rose de Oliveira, diretora da ABA.

Respeitando a faixa etária atendida e mantendo sua missão de respaldo contínuo aos moradores da Comunidade Santa Rita, o Núcleo de Convivência também promove programas especiais.

O Programa de Desenvolvimento Estudantil e Profissional, realizado em parceria com o CIEE, contribui para que os participantes descubram seus interesses pessoais e projetos profissionais, ao mesmo tempo em que ensina competências básicas para a busca do primeiro emprego.

Já o Programa de Ações Sustentáveis estimula o interesse por ações de preservação do meio ambiente e pela valorização do espaço comunitário, valorizando a região.

A condução das aulas em todas as modalidades e programas do Núcleo de Convivência colocam a criança e o adolescente como protagonista de seu aprendizado, independentemente da idade, mas respeitado suas particularidades. “Ao adotarmos a metodologia de projetos, priorizamos também o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos e a percepção das diferenças. Assim, estabelece-se um clima de colaboração e entusiasmo para que todos se sintam responsáveis pelo processo de aprendizagem”, reforça Rose.

As atividades da ABA para as crianças e adolescentes de 7 a 12 anos acontecem diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, alternando com o período escolar.

Se você gostou desse projeto, compartilhe.